ATALAIA

Ilustração: Lucas de Barros / @doisdebarros

Sendo a única capital nordestina sem praia, estabeleceu-se uma forte conexão emocional entre Teresina e Luis Correia. A ida ao litoral representa férias, descanso, lazer e tempo em família ou com amigos. Para muitos, as viagens a Luis Correia marcaram suas infâncias e aventuras.

Banho de mar na praia de Atalaia, comer crepes, queijo coalho, pirulito no cone, tomar água de coco, brincar na areia… Inúmeras memórias individuais e, ao mesmo tempo, coletivas, trazem a relevância e afetividade que muitos piauienses têm com essas praias.

Nosso litoral é rico, seja pela sua fauna e flora, com espécies e locais únicos, merecendo destaque no turismo e preservação ambiental. A animação curta-metragem ‘Atalaia’ surge dessa necessidade de representá-lo, valorizando suas riquezas naturais, além de sua importância cultural e sentimental para o estado.

A produção de cinema no Piauí é nova, tendo seu início nos anos 70 de forma amadora com as câmeras Super 8. Entre os anos de 1970 e 1982, surge o artista Arnaldo Albuquerque realizando as primeiras animações do estado com os curtas: Carcará, Pega, Mata e Come; Vã-pirações; e Mergulho.

Atalaia é fruto do edital Torquato Neto, fomentado pela secretaria da Cultura do Piauí- SECULT- PI na aplicação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n.º195/2022), um grande investimento direto no setor cultural do Brasil para a execução de ações e projetos culturais.

Conhecida por sua sigla “LPG”, a legislação desperta a gestão local para ativos culturais e incentiva a economia criativa. Em sua execução, cria oportunidades de emprego e renda para artistas, produtores culturais e demais trabalhadores do setor. A lei é uma importante ferramenta para a democratização da cultura e garante o acesso público a uma programação cultural rica e diversa!

Fazer cinema no Piauí é uma luta, e produzir uma Animação aumenta esse desafio por ser uma área pouco explorada, permitindo muita inovação. Nós, como Burity Studio, nos comprometemos com a missão de dar vida às narrativas piauienses no audiovisual e exaltar nossa cultura.